× Sobre o ISD Projetos Doações Memória Downloads Notícias Contato

Projetos

Saiba mais sobre os projetos do Instituto e seus desdobramentos

Os projetos do Instituto Stella Demarco são divididos em duas categorias: Intrínsecos (financiados pela empresa Orbium, com apoio voluntário de seus 80 colaboradores) e Beneméritos (financiados por doadores individuais e corporativos).

PROJETO ANTI GD2

Primeiramente gostaria de contar do cenário na época que o estudo de fase 3 foi conduzido:

– Março 2006 à SIOPEN iniciou o estudo comparando dinutuximab beta + isotretinoína vs isotretinoína sozinha

– Abril 2007 à COG publica estudo de dinutuximab + GM-CSF + IL2 + isotretinoína vs isotretinoína sozinha, e mostra melhora de 20% em 2-year EFS e 11% em OS. (No entanto a contribuição individual de cada droga é ainda desconhecida, e foi associada a toxicidade substancial)

– Julho 2007 à SIOPEN decide fechar o estudo inicial devido a motivos éticos, pois já havia sido provado o benefício do uso de anti-GD2 com isotretinoína ao invés de isotretinoína sozinha.

Foi decidido então estudar o efeito na sobrevida da combinação de dinutuximab beta com ou sem IL2 (avaliar o papel da IL-2 nesse tratamento).

Ladenstein R 2018 – multicentre, randomized, phase 3 study à estudo conduzido pela SIOPEN,

406 pacientes com HRNB foram randomizados

O estudo mostra que 87% dos pacientes do grupo dinutuximab sozinho completaram o tratamento, enquanto 62% dos pacientes no grupo dinutuximab beta + IL2 receberam o tratamento completo, muito devido à toxidade.

Além disso, não houve diferença estatística no desfecho primário (56% 3-year EFS no grupo dinutuximab beta sozinho vs 60% 3-year EFS no grupo dinutuximab beta + IL2) e nem no 5-year de Sobrevida Global (63% vs 62%).

Esses dados mostram que não há evidências de que a adição de IL2 à imunoterapia com dinutuximab beta melhore os resultados.

Mueller et al 2018 – long term tolerability, response and outcome à 53 pacientes (maioria R/R) de um único centro, utilização de controle histórico e dados da literatura para comparação.

O maior obstáculo associado à terapia com anti-GD2 é a dor neuropática, o que leva à co-administração de analgésicos, como morfina iv para tornar o tratamento aceitável.

Projetos Intrínsecos

"Dr. Vicente.com"

Atendimento remoto de médicos de outras localidades do Brasil, para troca de conhecimento e discussões sobre formas de tratamento. Esse canal, desenvolvido com o software Orbium, também é utilizado para esclarecer dúvidas de pacientes do ITACI e seus familiares.

Acompanhamento Pós-tratamento

Todos os dados sobre os pacientes são armazenados e os registros atualizados. Com essas informações, será possível traçar um perfil dos pacientes, saber como estão reagindo após o tratamento e manter o contato para alertá-los sobre as consultas de acompanhamento.

Diagnóstico Precoce

Está sendo realizado um mapeamento de pediatras e profissionais de saúde, para quem serão enviadas informações sobre como identificar possíveis sinais de câncer em estado inicial em crianças.

Projetos Beneméritos

Projeto Ferritina

Projeto de apoio à Pesquisa Protocolo NEURO-X-2010. O estudo visa à comprovação de uma substância que quela o ferro do organismo e consequentemente provoca a morte das células cancerígenas NB 4, pois elas se alimentam do ferro.

Classe Hospitalar

Um local especialmente criado para os pequenos pacientes, continuarem as suas atividades escolares, uma vez que, alguns deles passam internado por longo tempo. O Instituto Stella Demarco, disponibilizou recursos tecnológicos e moveis infantis, dando muito mais conforto aos alunos e professores, que fazem avaliações pois, consta no histórico escolar da criança.

Sala de Treinamento de Enfermeiros

Totalmente equipado, o local permite que esses importantes auxiliares de saúde sejam treinados conforme as necessidades específicas do público infantil.

Reforma da Área de Manutenção do Itaci

Como o local, essencial para o funcionamento do hospital, não estava em boas condições para operar, passou por uma reforma total.

Equipamentos para a Ala de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Itaci

Com doações arrecadadas pelo Instituto Stella Demarco, os seis quartos da ala de TMO do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil / FMUSP) foram equipados com camas e berços hospitalares; monitores multiparamétricos de última geração da GE e video games.

Projeto Arquitetônico de Humanização da Área de Visitas

Os pacientes submetidos ao Transplante de Medula Óssea precisam ficar isolados durante um longo período. Para reverem os amigos e parentes, os quartos dão para uma área separada por vidro, que proporciona contato visual sem interferir no tratamento.

1º Simpósio em Neuroblastomas

"Os principais pesquisadores nacionais e internacionais reunidos no Brasil para palestras e debates"

Atendimento remoto de médicos de outras localidades do Brasil, para troca de conhecimento e discussões sobre formas de tratamento. Esse canal, desenvolvido com o software Orbium, também é utilizado para esclarecer dúvidas de pacientes do ITACI e seus familiares.

Para ter acesso ao conteúdo das aulas clique abaixo:

  • A interface entre a nutrição e o tratamento - Luiza Albuquerque
  • Amplificação MYCN
  • Amplitude Genética NBs ITACI Outubro 2017
  • Aula Dados Neuroblastoma Nutri Vanessa Oliveira
  • Aula Neuroblastoma TCTH E Críticos Marina Neto
  • Caso Clínico Ambulatorial Juliana Nabarrete
  • Caso Clínico Neuroblastoma Giuliana Bouchabki
  • Evolução Estudos Laboratoriais E Clínicos
  • Genetic Landscape Of Neuroblastoma 2017
  • How Methylation Silences Genes
  • ITACI Vacinas Com Células Dendríticas 2017
  • Metilação NB ITACI
  • NB Meeting Apresentação Projeto Karina Viani
  • Neuroblastoma Patologia Outubro 2017
  • Prognóstico Fatores Cotejar Com Estádio e Idade
  • Wayne Furman Simpósio Neuro Aula 1
  • Wayne Furman Simpósio Neuro Aula 2

Mantenedor

Junte-se a nós

São Paulo, SP, Brasil

(11) 2127-1806

contato@isdemarco.org.br